quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Fazenda urbana Pasona HQ - Tóquio


Pasona HQ é uma construção de aproximadamente 20 mil metros quadrados em nove andares da empresa de recrutamento japonesa Pasona Group, localizada no centro de Tóquio. 
É um projeto de renovação importante que consiste de uma fachada de dupla camada verde, escritórios, auditório, refeitórios, um jardim no terraço e principalmente, as instalações de agricultura urbana dentro do edifício.


O espaço verde totaliza mais de 4 mil metros quadrados, com 200 espécies, incluindo frutas, legumes e arroz, que são colhidas, preparadas e servidas nas lanchonetes dentro do edifício.
É a maior fazenda desse tipo o interior de um edifício de escritório no Japão.


Usando tanto a hidroponia quanto agricultura no solo, culturas e trabalhadores de escritórios compartilham um espaço comum.

Vinhas de tomate são suspensos sobre mesas de conferências, limão e árvores do fruto da paixão são usadas como divisórias para espaços de reunião, saladas de folhas são cultivadas dentro ode seminários e broto de feijão são cultivadas em bancos. 

No lobby principal ainda há uma plantação de arroz e um campo de brócolis.


Essas culturas são equipadas com lâmpadas de alta descarga, fluorescentes e LED, além de um sistema de irrigação automática. Um sistema inteligente de climatização com monitores de umidade, temperatura e vento equilibram o conforto humano durante o horário do expediente e otimizam o crescimento das plantas depois. Isso maximiza o rendimento das culturas e colheitas anuais.

Apesar da perda significativa na área locável para um escritório comercial, Pasona Group acredita nos benefícios da fazenda urbana e do espaço verde para envolver o público e proporcionar um melhor espaço de trabalho aos seus empregados, além da melhora estética e visual. Ela expõe os trabalhadores urbanos ao crescimento de culturas e a interação com a terra diariamente, proporcionando uma melhora na saúde menta, produtividade e relaxamento no local de trabalho.

Estudos mostram que a maioria das pessoas gasta mais de 80% do seu tempo em ambientes fechados. As plantas são conhecidas por sequestrar o carbono e remover compostos orgânicos voláteis. Essa melhoria na qualidade do ar pode aumentar a produtividade no trabalho em 12%, melhora os sintomas mais comuns de desconforto e doenças no trabalho 23%, reduz as faltas e a rotatividade no trabalho.

Os funcionários são convidados a participar na manutenção e colheita das culturas com a ajuda de especialistas, o que proporciona interação entre os funcionários e melhor trabalho em equipe.

Pasona Urban Farm é um ambiente de trabalho único que promove maior eficiência do trabalho além de destacar o conceito de produção e distribuição sustentável de alimentos, apresentando os benefícios e tecnologia de agricultura urbana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário